(11) 3479-0622 / 9 9198-2211
+

22

jul, 2016

Germes e Bactérias nos Smartphones

By: | Tags: | Comments: 0

Faz parte da rotina da maioria das pessoas usar o smartphone durante as refeições, no transporte público, em hospitais, supermercados, parques, estádios de futebol e até no banheiro. Como as mãos são veículos de transporte de todos os tipos de germes, principalmente os dedos, uma tela de celular pode causar uma série de doenças. A revista HD News conversou com o biomédico Roberto Martins Figueiredo, o Dr. Bactéria, sobre esses perigos e como manter limpo o seu celular.

 

 

HD News – Quais os riscos à saúde presentes na tela dos smartphones?

Figueiredo – Basta visualizar o uso de um smartphone para os riscos e perigos ficarem claros. A manipulação é constante. São usados em praticamente todos os locais e onde existe grande número de pessoas. Na África, já foi observada e comprovada cientificamente, a morte de pessoas por Ebola, em que o celular teve participação ativa na transmissão do vírus. Gripes, resfriados, tuberculose, pneumonia, salmoneloses, infecções alimentares, conjuntivite são outros exemplos de doenças.

 

 

HD News – Como se chegou a essas constatações? Foi feito algum teste?

Figueiredo – Pesquisas no meu laboratório, o Microbiotécnica, comprovaram vários testes efetuados em Universidades nos Estados Unidos e na Europa. Outros laboratórios de saúde pública no Brasil confirmaram esses resultados.

 

 

HD News – Qual a maneira correta de limpar o smartphone para eliminar os riscos à saúde sem danificar o aparelho?

Figueiredo – Use álcool isopropílico (isopropanol), que pode ser adquirido em casas que vendem materiais eletrônicos e de informática. Umedecer levemente (não encharcar) um lenço de papel e passar por todo o aparelho, frente e verso. Sendo profissional da área de saúde, o uso deve ser diário. Para as outras pessoas, basta uma vez por semana.

 

 

HD News – Quais procedimentos não devem ser feitos?

Figueiredo – Usar detergente, abrasivos, álcool etílico, derivados de petróleo, álcool gel ou qualquer outra coisa que não o álcool isopropílico. Na falta deste álcool, as toalhas umedecidas para bebês podem ser utilizadas.

Leave a Reply